quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Nada dá certo? Como temos alimentado nosso EU?


Algumas vezes na nossa vida, parece que tudo dá dando errado, coisas quase que sobrenaturais acontecem, parece que o universo está de mal conosco.
Aí, corremos atrás de solução, buscamos, acabamos associando a fatores externos nossos problemas, culpamos a inveja da vizinha, o olho grande do colega de trabalho, ou ficamos na neurose "alguém deve ter feito algo para mim". Ou então ficamos nos sentindo pior do que o cocô do cavalo do bandido, nos culpando pelas escolhas desacertadas, tudo uma sucessão de erros, nossos e dos outros. Ah os outros, esses sim são "culpados" pelos nossos problemas e nosso sofrimento, nós até admitimos os erros, mas sempre foram culpa de algo que esperávamos que alguém fizesse por nós.

É assim que acabamos pensado a maioria do tempo, como nós, pessoas boas, honestas, trabalhadoras podemos estar tão enrolados dentro desse labirinto sem fim? Inadimissível! Ah se tivessemos feito tudo absulutamente certo, Ah se fulano, ciclano, beltrano não tivessem feito tal coisa que nos causou isso. Assim seguimos nesse ciclo, trocando culpados, trocando problemas, hora foram os pais, hora foi o patrão, hora foi o (a) ex, hora foi a bebida, hora foi a religião, hora foram os erros, e ficamos num coitadismo, aumentado a raiva, a mágoa e querendo de qualquer modo nos autosabotar, pois não somos merecedores de nada de bom, pois não foi tudo exatamente certo desde o princípio e diante disso nos obrigamos a perpetuar o sofrimento.

Em momento algum paramos para pensar qual a nossa verdadeira responsabilidade nisso tudo, não olhamos para dentro, para dentro de nós, para nosso EU, para as reais causas dessa trava na vida, podemos chamar de psiquica, energética, ou espiritual, ou simplesmente causa e efeito.
Em nossa existencia física temos 4 corpos: corpo físico, corpo emocional, corpo mental e corpo espiritual. Esses se não estiverem em sintonia, há desequilibrio. Em outro momento escrevo mais sobre isso especificamente. Então, como temos alimentado nossos corpos? Com o que? Quais emoções temos cultivado? Em que ficamos pensando, o que mentalizamos, quais projeções fazemos a nosso respeito e a respeito de quem está em nossa volta? Com que alimentamos nosso espírito? Se for com ódio, rancor, raiva, mágoa, medo, culpa, frustração, amargura, desconfiança, ressentimento, estaremos criando um monstro dentro de nós, e quanto mais desses sentimentos cultivarmos, mais podres iremos ficar, estaremos cada vez mais no escuro, e por mais que sejamos pessoas boas, trabalhadoras, esforçadas, a escuridão e o peso será tanto que não conseguiremos nos mover, nos autosabotaremos, nos colocando em situações de cheque e perpetuaremos o ciclo de raiva, mágoa, rancor e afins, aumentando o monstro, deixando-o mais forte e poderoso e nos vamos ficado cada vez mais fracos e sem saída. Tudo estará perto, mas ao mesmo o peso não os permitirá chegar perto daquilo que almejamos e precisamos.


A chave para sair desse ciclo é o Perdão, e deixar sair de verdade todos os sentimentos ruins de dentro de nós, e mesmo quando esses sentimentos vierem, que consigamos estar tão preenchidos com amor, compaixão, empatia, compreenssão, confiança, paz, para que não permitamos esses sentimentos ruins adentrarem e fazerem morada em nosso eu. Vamos trabalhando aos poucos nossos, traumas, medos, ressentimentos antigos, vamos de encontro com nossas sombras para doutrina-las, começaremos a usar toda nossa experiencia, tudo, seja positivo ou negativo, feliz ou triste, como aprendizado, com resignação, os perdoando e perdoando a quem possa ter causado algo. Vamos deixando o passado para trás, e viver o presente, e nada de ficarmos cutucando feridas e cicatrizes, nossas ou alheias, vamos buscar a paz, o amor , o perdão, assim monstro nenhum sobreviverá, nessa atmosfera de paz. De um tempo para cá teho praticado assim e tenho alcançado resultados incríveis, mesmo minha vida material e saúde não estando ainda do jeito que almejo, estou bem, estou em Paz, consigo encarar meus medos e traumas, meu passado, minhas feridas, minha realidade sem sofrimento, sem desespero, em Paz.
 Nenhum esforço vale de nada, se o que estiver por dentro não for sincero, verdadeiro e limpído. Como já dizia Renato Russo " Quando se aprende a amar, o mundo passa a ser seu".
Vamos nos alimentar de  Paz, Amor,  Perdão, compreenssão, caridade, paciência,


e alimentar nossa Luz interior para ser o farol dos nossos dias!






Um comentário:

Ana Sixx disse...

Esse tem que ser um exercício diário!!
:-)