sábado, 12 de maio de 2012


"Mãe é aquele ser estranho, louco, capaz de heroísmos, dramas e breguices com a mesma fúria; paga mico, escreve carta para Papai Noel, se faz passar por fadinha do dente, coelho da páscoa, cuca, pede autógrafo para artistas e jogadores, assiste a programas, peças, shows horríveis, revê milhares de vezes os mesmos desenhos animados, conta as mesmas histórias centenas de vezes.
Mãe faz escândalo, tira satisfação com professor, berra em público, deixa a gente sem graça, compra briga; é espaçosa, barulhenta, tendenciosa, leoa, tiete, dona da gente. 
Mãe faz promessa, hora extra, pra que a gente tenha o que é preciso e o que sonha. Mãe é um bicho doido, louco pela cria. Mãe é visceral. 
Mãe chora em apresentação de balé, em competição de natação, de corrida, quando a filha menstrua pela primeira vez, compreende quando o filho utiliza o banheiro por muito tempo (pois deve estar brincando com os dedos...).
Mãe quer saber os detalhes quando vê a filha apaixonada e o filho enamorado por uma moça esquisita...
Mãe é uma espécie estranha de humanos pois se altera entre fada e bruxa com uma naturalidade espantosa. É competente no item culpa e insuperável no item ternura, mas pode ser virulenta, tem um lado B às vezes C, D, E... Mãe é melosa, excessiva, obsessiva, repulsiva, comovente, histérica.
Mãe é contrato: irrevogável, vitalício e intransferível! 
Mãe lê pensamentos; tem sonhos estranhos e premonição: se não levar guarda-chuva, chove; se não levar agasalho, esfria. Conhece a cara de choro, de gripe, de medo; entra sem bater, liga de madrugada, pede favor chato, palpita e implica com amigos, namoradas, escolhas. Mãe dá a roupa do corpo, tempo, dinheiro, conselho, cuidado, proteção. Mãe dá um jeito, dá nó, dá bronca, dá força. Mãe cura cólica, porre, tristeza, pânico noturno, medos, ameniza notícias ruins para o marido. 
Espanta monstros, pesadelos, bactérias, mosquitos, perigos. Mãe tem intuição e é curandeira: Mãe salva!
Mãe guarda tesouros, conta histórias e tece lembranças. Mãe é arquivo! 
Mãe abriga, afaga, alisa, conhece as batidas do nosso coração, o toque de nossas mãos, as cores do nosso olhar e ouve música quando a gente ri.
Mãe é imensurável! 
Mãe é eterna, não morre jamais... Mãe é mãe, e faz cada coisa..."


texto de Hilda Lucas

Nenhum comentário: